terça-feira, 22 de maio de 2012

Meu nome é Zé Pequeno P#$%@!!!


 Muitos angolanos que trabalham comigo, na área de gestão de risco, serviram na guerra.  Eles eram escolhidos e enviados para lugares bem distantes de onde residiam, para não haver o risco de fugirem.

Estava conversando com um desses caras (Mupembe) a respeito do MPLA (Movimento Popular de Libertação da Angola), presidido por José Eduardo dos Santos. O papo surgiu, após cruzarmos com um comboio de manifestantes da UNITA (União Nacional para a Independência Total de Angola).  No último dia 19 houve uma manifestação onde o povo “brigou” por eleições livres e transparentes.  Para se ter idéia, durante as eleições, em  alguns povoados, o número de eleitores é menor do que a quantidade de votos que o presidente ganha. Voltando... eu falava com o Mupembe que nesse pouco tempo que estou aqui, a imagem que eu tinha é que o país vive uma democracia de fachada.  Para mim o sr. Presidente é um ditador.  E ele concordou! Pesquisando um pouco sobre a história do país, li que durante a guerra cívil o MPLA foi apoiado por Cuba e pela União Soviética. Bingo!!! Tá explicado!

A minha impressão vem não só de algumas histórias que ouço, mas do que vejo.  O cara entrou no poder após a morte de Agostinho Neto em 1979 e lá até hoje.  Já ouvi dizer que a causa da morte do Agostinho foi suspeita.

Aqui ninguém se atreve a falar mal do presidente. Manisfestações então... fora de cogitação, sempre acabam em morte e desaparecidos. O cara mora em uma ultra, big, power mansão, super protegida (é a única rua da cidade que tem câmara e segurança do começo ao fim) enquanto grande parte da população vive na miséria.  Por onde passa o trânsito é fechado e ai de quem cruzar o seu caminho. Há ordens para matar mesmo.  Um amigo do trabalho controu que uma família de Portugueses desavisados passou no meio do seu comboio certa vez e...foram todos mortos. Todos os seus seguranças são cubanos. Imagina admitir angolano na segurança da presidência!!!!! A história de quando ele foi visitar o lugar onde trabalho é S.U.R.R.E.A.L. Digna de filme Hollywoodiano.

Não se pode tirar fotos de prédios do governo, nem mesmo na rua onde ele mora.  Aliás, um prédio do governo você reconhece de longe, pois todos têm a mesma cor.

Ele compra a população com mega eventos, regados a bebida e faz uma lavagem cerebral para que as pessoas votem nele.

Em contrapartida, não tenho visto nada para ajudar o povo.  Os seus seguidores falam muito sobre o trabalho que ele está fazendo, mas pouco se vê. O pais está tomado por empresas chinesas, portuguesas e brasileiras, ou seja, a economia é forte. Onde está esse dinheiro, que não é revertido para o benefício da população. O governo é sócio majoritário em muitos empreendimentos no país. E não faz nada para a inserção social do seu povo. Cultura, transporte, eduação e meio ambiente estão todos jogados para segundo plano.

É fácil comprar o povo, quando ele é, na sua maioria, analfabeto e vive quase na miséria.  Torço para que a nova geração, possa ir às ruas e lutar por seus direitos e por um pais mais digno para todos.

Angola  é um país rico e com muitos recursos que hoje, são explorados a apenas para o bem do Zé.

1 comentário: